top of page

Quais são os traços comuns de pessoas altamente inteligentes?

  • Foto do escritor: Cesar Cusatis
    Cesar Cusatis
  • 3 de jul.
  • 5 min de leitura

1. Pessoas altamente inteligentes são únicas. Isso significa que, literalmente, são fora do comum. Esse é um traço geral de toda pessoa altamente inteligente; manifesta-se em toda sua personalidade, desde a forma como se veste até seus gostos bizarros.

2. São pessoas com uma capacidade de percepção fora do comum, ou seja, conseguem perceber coisas que ninguém mais percebe. O objeto de sua percepção, entretanto, geralmente gira entorno de padrões. Esse é o maior sinal de inteligência elevada em uma pessoa. Quanto maior sua capacidade de perceber como as coisas funcionam, no mundo físico e no mundo social, maior será sua inteligência: são grandezas diretamente proporcionais, por assim dizer

3. Pessoas altamente inteligentes são capazes de, com uma facilidade extrema, perceber padrões entre as coisas.

Perceba-se que eu falei geralmente, pois obviamente nem sempre gira entorno de padrões, já que conseguem perceber a ausência de padrões, de vez que sua mente naturalmente busca padrões entre as coisas.

4. Em razão dessa capacidade elevada, elas costumam ser muito boas com ideias e oferecer soluções a problemas. Ou seja, pessoas altamente inteligentes também são, quase sempre, altamente criativas.

5. Pessoas altamente inteligentes se inclinam para atividades que as desafiem. Às vezes essas atividades são parte de seu trabalho ou de seu lazer. Uma pessoa altamente inteligente geralmente será obcecada por alguma coisa e isso costuma levá-la a saber uma gama de assuntos que giram entorno dessa obsessão com relativa profundidade.

Leonardo da Vinci não era altamente inteligente, mas um gênio [este é ainda mais singular do que a pessoa altamente inteligente; sua presença jamais passa batida, tão grande o gênio é]. Tudo que vemos na biografia escrita por Walter Isaacson mostra que ele era obcecado pelo ser humano, desde sua constituição fisiológica até seu comportamento. Isso, fatalmente, levou-o a se tornar Leonardo da Vinci, pois para conhecer o homem é preciso ter uma enciclopédia na cabeça.

6. Os hobbies dessa gente altamente inteligente geralmente se voltam para estas coisas que elas conhecem profundamente [contendo um ou mais itens]: videogames e toda forma de jogos eletrônicos; o universo da informática; o mundo geek, com HQs e séries como Doctor Who, Lord of the Rings, Star Trek ou filmes de super-heróis; música, teoria e prática; leitura em vez de livros, pois a uma pessoa altamente inteligente não importa se o conteúdo vem de um sebo ou direto da editora; e matemática. Dificilmente uma pessoa altamente inteligente tem por hobbie puxar ferro, pois toma tempo que ela pode dedicar em sua natural procura por padrões, assistir a séries, reler um livro ou jogar videogame. Obviamente, há indivíduos como Schwarzenegger, Ferrigno, Lundgren, Steve Reeves, Van Damme e etc., que fogem à regra.

7. Sempre buscam conhecer mais do que conhecem. Às vezes dentro de sua área de atuação, mas geralmente fora. Um ator pode ser um musicista profissional e um escritor; um bodybuilder pode ser também um astro do cinema e um político. Essa gente consegue compreender não apenas que conhecimento é poder, mas o porquê de ser poder; pois permite que alguém identifique os próprios limites e seja capaz de transpô-los com segurança, sempre aumentando o tamanho de sua mente. Às vezes essa percepção do que significa conhecimento é poder, obviamente, é inconsciente, já que só os de personalidade maquiavélica costumam pensar sobre isso.

8. Verdade: possuem poucos amigos. Embora haja superdotados rodeados de colegas babacas, como no filme “Gênio Indomável”, geralmente se cercam com mais proximidade de pessoas altamente inteligentes, motivo pelo qual seu círculo fica restrito, já que são minoria; isso numa proporção de um para cem, mais ou menos [diminuindo dentro de uma universidade de direito ou de engenharia].

9. Outra verdade: são mente aberta, mas costumam ter ideias próprias. Isso, basicamente, quer dizer que elas são simultaneamente “uma metamorfose ambulante” e “têm uma opinião formada sobre tudo”, e apenas coisas altamente padronizadas e racionais costumam influenciá-la, já que não são do tipo emotivas. São mente aberta porque gostam de colocar quinquilharia dentro da cabeça, ou seja, encher de conhecimento, então elas não podem restringir-se a uma única coisa, de vez que isso prejudicaria o acúmulo de conhecimento.

10. Têm um gênio altamente inclinado para ironias e sarcasmos; nos de personalidade mais disposta também se verificam: vontade de contar piada de humor negro ou mal intencionadas (humoristas geralmente são altamente inteligentes) e mentiras bobas, em forma de histórias mirabolantes para causar efeito ou graça; às vezes possuem uma estranha predileção por metáforas e analogia (ex.: ligam assuntos aparentemente desconexos, mas que possuem sentido, já que concebem padrões como coelhos concebem filhotes; ou explicam algo fazendo analogia a outra coisa).

11. Traços físicos são: rapidez demais no andar, firme, sem tropeçar, e, às vezes, sem celular na mão (embora a pessoa altamente inteligente de personalidade tímida, obviamente, poderá andar olhando o celular); ou lentidão nos modos. Nestas duas situações, entretanto, tudo dependerá de inúmeras variantes como circunstância, personalidade, local e companhia.

12. vejo que pessoas altamente inteligentes são altamente observadoras; conseguem absorver um pôr-do-sol ou traços físicos de outra pessoa com riqueza de detalhes e são capazes de descrevê-los com precisão, pois costumam saber o nome das coisas e não chamam as coisas de “coisas” haha.

13. Uma vez que são únicas, costumam despertar paixões e ódios em outras pessoas. Podem ser inconvenientes, explosivas (mas apenas em situações extremas, pois geralmente são tranquilas), agir impulsivamente como exceção, já que a regra é planejamento a sangue frio, ouvem com atenção e não fazem perguntas tolas.

14. Sua fé é no ceticismo e na dúvida. Duvidam desde as intenções das pessoas até de sua própria inteligência, embora se deixe seduzir por ambos os fenômenos.

15. A maioria das pessoas possuem uma vida que seria insuportável se elas não interagissem com outras pessoas, ainda que superficialmente, “para distrair a cabeça”, como se diz. Isso porque a maioria das pessoas são medíocres e vazias por dentro, o que é respeitável, convenha-se. Diferentemente, pessoas altamente inteligentes costumam abrigar um universo inteiro dentro delas, de tanto que conhecem e tão alta que estão. Por essa razão, pessoas altamente inteligentes sentem prazer em momentos prolongados de solidão.

16. Há pesquisas que indicam que pessoas altamente inteligentes têm predileção por dormir tarde, às vezes por ouvir música clássica, conhecimentos bizarros sobre serial killers e assassinatos e procrastinam. São dados que observo em algumas pessoas altamente inteligentes que conheço, mas como não são recorrentes e apenas fruto de pesquisas científicas sem muita lógica, não devem ser levadas tão em consideração, embora, obviamente, não podem ser desconsiderados como traços comuns em pessoas altamente inteligentes.

17. Eu só diria, por fim, que pessoas altamente inteligentes são diferentes de gênios. Aquelas, eu diria, estão no nível da superdotação, com um Q.I. em testes padrões na janela de 130–150; os gênios provavelmente pontuariam acima de 150. É mais fácil encontrar alguém altamente inteligente que um gênio. Eu nunca conheci um gênio, acho.

 

Posts recentes

Ver tudo
Simetria

A simetria é tudo aquilo que pode ser divido em partes, de forma que as partes coincidam perfeitamente quando sobrepostas.

 
 
 

1 commento


Lisley Franco
Lisley Franco
há 6 dias

Muito interessante esses pontos! (:

Mi piace
bottom of page