40 milhões de jovens norte-americanos se endividaram para pagar faculdade
- Cesar Cusatis
- 2 de jul.
- 1 min de leitura
Redação | São Paulo - 20/09/2014 - 14h29
Sete milhões não conseguirão pagar o que devem para bancos e instituições de crédito; um a cada três estudantes não tem emprego ao se formar.
Alunos de engenharia nos EUA: ensino superior cada vez mais caro dificulta pagamento de dívidas.
Cerca de 40 milhões de jovens estão endividadas para pagar a faculdade nos EUA, revelou pesquisa divulgada nesta sexta-feira (19/09) pela rede CNBC.Segundo o estudo, um em cada três estudantes encerra a graduação "sem perspectivas de emprego e com uma dívida média de US$26 mil dólares" (Cerca de de R$55 mil reais).
A informação mais alarmante da pesquisa, no entanto, é que mais de sete milhões de estudantes não conseguirão pagar o que devem, tendo o nome inserido nos mecanismos de proteção ao crédito - similares ao Serasa e ao SPC no Brasil.A crise acaba afetando os pais do alunos que vendem o patrimônio para que os filhos possam pagar as dívidas. De acordo com a rede Telesur, em alguns casos extremos alunos chegam a vender "partes do corpo para pagar dívida".
Como o ensino superior nos EUA é majoritariamente privado, há uma tradição dos responsáveis de, desde os primeiros anos de vida das crianças, depositar valores em uma poupança para o pagamento da universidade. Entre os motivos para o crescimento endividamento dos jovens, está a crise imobiliaria de 2008, que forçou pais e jovens a usarem a "poupança estudantil" para quitar outras dívidas.
Comments